O Instituto
Estabelecido em 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia EUA, o
Project Management Institute (PMI®) é a principal associação mundial sem
fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos, atualmente com mais de
500.000 associados em 185 países.
História
O Project Management Institute foi fundado em 1969 por cinco
voluntários. A Comunidade da Pensilvânia emitiu as Cláusulas de
Incorporação do PMI, oficializando sua fundação. Durante aquele mesmo
ano, o primeiro PMI Seminars & Symposium aconteceu em Atlanta,
Geórgia EUA, com a participação de 83 pessoas.
Nos anos setenta, a primeira edição do Project Management Quarterly
(PMQ) foi publicada, e posteriormente renomeada para Project Management
Journal (PMJ). O primeiro evento anual "Seminars & Symposium" foi
realizado fora dos EUA, o primeiro Capítulo do PMI foi oficializado e o
primeiro Programa de Prêmios Profissionais estabelecido. Ao final da
década, o PMI somava mais de 2.000 associados no mundo.
Durante os anos oitenta, o número de associados do PMI continuou
crescendo, bem como os programas e serviços oferecidos pela associação.
Um Código de Ética foi adotado para a profissão e o primeiro Project
Management Professional (PMP®) foi credenciado.
O primeiro modelo padrão de Gerenciamento de Projetos foi publicado: o
PMQ Special Report on Ethics Standards and Accreditation. As
publicações do PMI sobre produtos e serviços cresceram rapidamente
durante esta década. O primeiro livro do PMI foi co-publicado e nasceu a
PMNetwork®, revista mensal do PMI. Em função deste crescimento foi
estabelecida a Divisão de Publicações do PMI na Carolina do Norte, EUA.
Em 1990, o PMI somava mais de 8.500 associados e em 1993 este número
crescia cerca de 20% ao ano. Durante os anos noventa foram formados os
Grupos de Interesses Específicos, os Colleges e o Seminars USA, uma
série de programas educacionais em Gerenciamento de Projeto (depois
renomeado como World Seminars).
O PMI também marcou presença na rede
mundial da Internet e publicou o "A Guide to the Project Management Body
of Knowledge (PMBOK® Guide)", um guia englobando todas as áreas do
conhecimento que regem as regras do gerenciamento de projetos. O PMI
Today®, boletim informativo mensal do PMI, foi impresso pela primeira
vez e o Programa de Desenvolvimento Profissional (Professional
Development Program - PDP) foi estabelecido para que os profissionais
credenciados como PMP mantenham sua certificação.
No inicio do século 21, o PMI tinha mais de 50.000 associados, mais
de 10.000 Profissionais de Gerenciamento de Projeto (PMP) credenciados e
mais de 270.000 cópias do PMBOK Guide estavam em circulação.
Hoje
Atualmente o PMI conta com mais de 500.000 associados em 185 países.
Os associados do PMI são indivíduos praticando e estudando o
Gerenciamento de Projeto nas mais diversas áreas, como aeroespacial,
automobilística, administração, construção, engenharia, serviços
financeiros, tecnologia da informação, farmacêutica e telecomunicações.
Com o passar do tempo, o PMI se tornou, e continua sendo, a principal
associação profissional em Gerenciamento de Projetos. Os associados e
interessados em Gerenciamento de Projetos têm à sua disposição uma
extensa relação de produtos e serviços oferecidos pelo PMI. Estes
produtos e serviços são descritos abaixo e estão detalhados no site do
PMI.
Padrões Profissionais
O PMI ocupa uma posição de liderança global no desenvolvimento de
padrões para a prática da profissão de Gerenciamento de Projetos em todo
o mundo. O principal documento padrão do PMI, "A Guide to the Project
Management Body of Knowledge (PMBOK Guide)", é um padrão globalmente
reconhecido para o Gerenciamento de Projetos nos mercados de hoje. O
PMBOK® Guide é aprovado como um Padrão Nacional Americano (ANS) pelo
Instituto de Padrões Nacional Americano (ANSI). O PMI está compromissado
com a expansão e melhoria contínua do PMBOK Guide, assim como com o
desenvolvimento de padrões adicionais.
Além do PMBOK Guide, outros padrões foram desenvolvidos, estando disponibilizados aos associados:
- Project Manager Competency Development Framework - Second Edition (PMCDF)
- Organizational Project Management Maturity Model (OPM3®)
- Practice Standard for Earned Value Management (EVM)
- Practice Standard for Work Breakdown Structures - Second Edition (WBS)
- Practice Standard for Scheduling
- Practice Standard for Project Configuration Management
- The Standard for Program Management
- The Standard for Portfolio Management
Também foram desenvolvidas extensões para áreas específicas do PMBOK Guide, tais como:
- Governo
- Construção
E vários outros padrões estão sendo construídos para possibilitar o
aumento do conhecimento em gerenciamento de projetos. Consulte a página
do PMI, para saber mais sobre os padrões sendo desenvolvidos.
Certificação
Desde 1984 o PMI tem se dedicado a desenvolver e manter um rigoroso
programa de certificação profissional para promover o crescimento da
profissão de Gerenciamento de Projetos e reconhecer as realizações de
indivíduos no tema. A certificação de Project Management Professional do
PMI (PMP) é a credencial mais reconhecida mundialmente para indivíduos
envolvidos com o Gerenciamento de Projetos. Em 1999, o PMI se tornou a
primeira organização no mundo a ter seu Programa de Certificação
reconhecido pela ISO 9001.
Pesquisa
O PMI tem como foco a expansão do conhecimento da profissão de
Gerenciamento de Projetos. As pesquisas em Gerenciamento de Projetos são
incentivadas através de conferências bienais, subsídios e livros
voltados para pesquisa. Adicionalmente, as necessidades atuais, as
informações e o conhecimento sobre a profissão são reunidos e
disseminados, o futuro da profissão é avaliado e a evolução da profissão
é encorajada.
Publicações
O PMI edita três revistas periódicas para o benefício dos
profissionais em Gerenciamento de Projetos. A PMNetwork é uma revista
mensal, o Project Management Journal é um jornal trimestral e o PMI
Today é um boletim informativo mensal. O PMI é o líder mundial em
publicações de livros em Gerenciamento de Projetos, ferramentas para
treinamento e produtos para aprendizagem de modo geral. Mais de 1.000
títulos estão atualmente disponíveis na livraria on-line do PMI.
Educação e Treinamento
O PMI oferece muitas oportunidades para os profissionais de
Gerenciamento de Projetos aprimorarem seu conhecimento e suas
habilidades. O "SeminarsWorld® Program" oferece seminários que cobrem um
amplo leque de tópicos do Gerenciamento de Projetos, realizados ao
longo do ano em vários locais do mundo. O PMI mantém um banco de dados
on-line de provedores qualificados de educação, treinamento e produtos
de Gerenciamento de Projetos (REP - Registered Education Provider).
O PMI detém a liderança no estabelecimento de padrões de
reconhecimento para cursos de pós-graduação e de mestrado em
Gerenciamento de Projetos. O PMI também mantém uma lista de instituições
acadêmicas que oferecem graduação em Gerenciamento de Projetos.
Centro para o Conhecimento e Prática do Gerenciamento de Projetos
O Centro James R. Snyder for Project Management Knowledge and Wisdom (que pode ser acessado através do site do PMI - www.pmi.org)
de Cultura e Prática em Gerenciamento de Projetos do PMI provê
informações relevantes, confiáveis e oportunas sobre a prática e a
profissão de Gerenciamento de Projetos. Os serviços de indicação e
pesquisa utilizam recursos como a seleção de literatura e utilitários de
busca na Internet para prover respostas a perguntas relacionadas à
ciência de Gerenciamento de Projetos. O serviço de
encaminhamento/reimpressão de documentos fornece cópias de artigos da
literatura periódica do PMI quando solicitadas.
PMI eReads & Reference é um benefício exclusivo para membros do
PMI, com mais de 200 livros completos, disponíveis on-line, a qualquer
momento, para leitura e consulta.
Desenvolvimento Profissional
O PMI promove anualmente o Annual Seminars Symposium (mais informações podem ser obtidas no site do PMI - www.pmi.org),
o principal evento na área de Gerenciamento de Projetos do mundo.
Nestes eventos são feitas apresentações de palestrantes consagrados, de
casos práticos e de novos estudos na área do Gerenciamento de Projetos,
além de uma feira com expositores de produtos e serviços associados ao
tema.
Os participantes do evento têm oportunidades para aprimorar seu
conhecimento prático e conceitual e ter contato com as mais modernas
técnicas, ferramentas e tecnologias de Gerenciamento de Projetos, além
de poder trocar experiências com profissionais do mundo todo, aumentando
sua rede de relacionamentos.
O PMI oferece serviço on-line de oportunidades de carreira em
Gerenciamento de Projetos para indivíduos e seleção de profissionais
pelas empresas. Os serviços do Career Headquarters (que podem ser
consultados através do site do PMI - www.pmi.org)
incluem a oferta de oportunidades de trabalho, um diretório de
currículos de associados do PMI, assim como recursos de desenvolvimento
profissional.
Programa de Premiação do PMI aos Profissionais da Área
O PMI promove um programa anual de premiação aos indivíduos que
trazem honra e reconhecimento à profissão de Gerenciamento de Projetos e
ao PMI. São reconhecidos os indivíduos que contribuíram de forma
contínua e significativa em pesquisa e literatura, que fizeram notáveis
contribuições voluntárias e de destaque para a profissão de
Gerenciamento de Projetos.
Adicionalmente, o prêmio de maior prestígio do PMI, o PMI Project of
the Year, é conferido ao projeto e sua equipe pelo desempenho
diferenciado e pela excelência no Gerenciamento do Projeto.
Organizações Componentes
Associados do PMI podem comunicar-se e fazer networking com outros
profissionais, compartilhar idéias e experiências, acessar informações
de outras indústrias, participar de seminários e workshops e desenvolver
sua liderança participando das Organizações Componentes do PMI.
Eles podem selecionar e filiar-se em quaisquer dos três tipos de
Organizações Componentes: (1) Chapters, (2) Grupos de Interesses
Específicos (SIGs) e (3) Colleges. Os Chapters são organizações
agrupadas geograficamente e que hoje passam de 200 em todo o mundo. Os
SIGs proporcionam aos associados o acesso às melhores práticas de
Gerenciamento de Projetos dentro do assunto de interesse. Os Colleges
promovem o avanço, refinamento e formalização do conhecimento de
Gerenciamento de Projetos.
Relações Corporativas
O PMI oferece uma variedade de oportunidades para as organizações
(empresas públicas ou privadas, agências do governo, instituições
acadêmicas e outras associações) desenvolverem seus relacionamentos e
colaborarem com PMI no avanço e desenvolvimento da profissão de
Gerenciamento de Projetos. A participação no Conselho Corporativo do PMI
é uma oportunidade para o diálogo e o compartilhamento de idéias entre
executivos. Esta participação demonstra o compromisso de uma organização
com o Gerenciamento de Projetos e com o avanço futuro da profissão.
Fundação Educacional do PMI (PMIEF)
A Fundação Educacional do PMI, cujo slogan é "Promovendo o Futuro do
Gerenciamento de Projetos", é uma organização autônoma. Ela oferece
educação, pesquisa e atividades relacionadas que incentivam o
Gerenciamento de Projetos para o benefício da sociedade. A Fundação é
sustentada através de doações de organizações e indivíduos, e apóia
pesquisas, fornece bolsas de estudo acadêmicas e distribui premiações.
FONTE : WWW.PMISP.ORG.BR
Al. dos Maracatins, 992 – CJ.104B – Moema – São Paulo-SP - CEP04089-001 - Tel: (11)5041-4144 / 5531-1920
Al. dos Maracatins, 992 – CJ.104B – Moema – São Paulo-SP - CEP04089-001 - Tel: (11)5041-4144 / 5531-1920
Nenhum comentário:
Postar um comentário