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Aqui você encontrará informações úteis sobre a metodologia Agile no Desenvolvimento de Softwares, e poderá facilmente implementá-los em seu ambiente de trabalho.
O SCRUM é um modelo de desenvolvimento ágil de software que fornece métodos para se definir o planejamento, os principais papéis de pessoas e a forma de trabalho do time. O nome SCRUM é derivado de uma jogada de rúgbi, onde todo o mesmo time avança como apenas uma unidade, trabalhando com os mesmos jogadores e em conjunto, passando sempre a bola pra um e para outro.
A idéia do SCRUM é justamente definir papéis bem especificos para as pessoas envolvidas no projeto e como cada pessoa vai jogar, ou seja, o que cada uma vai ter que fazer para o time seguir em frente no jogo: que no nosso caso é o próprio desenvolvimento do software.
O Objetivo deste documento é introduzir uma metodologia de planejamento de execução de projetos ágil que
servirá de orientador para a jornada de melhoria contínua nos processos de
desenvolvimento de softwares e sites na FreeBits.
O Foco de nossos
esforços é aumentar a satisfação de nossos clientes bem como o volume de
produção e a qualidade de nosso processos de desenvolvimento;
PAPÉIS E RESPONSABILIDADES
- ScrumMaster: Gerente do projeto , responsável pelo projeto para que este termine em seu prazo, custo e escopo;
- Product Owner: Gerente do Produto ou Cliente é a pessoa que será responsável por definir quais são os requisitos necessários no product backlog, é o responsável pela representação dos usuários ou clientes do produto.
- Developers: Desenvolvedores são os responsáveis pelo desenvolvimento do produto;
- Testers: São responsáveis pelos testes do produto e verificação de funcionamento;
- Client: São os clientes responsáveis pela aceitação do release
CICLO DO
PROJETO ÁGIL FREEBITS
Primeira Etapa –
Product BackLog
Nesta etapa o Gerente do Projeto ( Scrum Master ) o Product Owner (
representante do cliente ou responsável) e demais envolvidos determinam quais
são os requisitos do projeto como um todo, todos os requisitos levantados.
Segunda
Etapa – Release BackLog
Nesta etapa o Gerente do projeto juntamente com a equipe de desenvolvedores
e especialistas deverá selecionar dentre os requisitos do Product Backlog um
conjunto de requisitos que deverão compor o Release Backlog ( conjunto de
requisitos ) baseado no critério de ROI ( Return Over investment ) para o
cliente.
Após a priorização e seleção a
equipe deverá então estimar a horas de trabalho para realização de cada
requisito.
Terceira
Etapa – Sprints BackLog
Nesta Etapa os envolvidos
deverão dividir os requisitos selecionados para o release em pacotes menores
denominados Sprints, cada sprint deve ser programado para ter um prazo de
término entre 1 dia e 30 dias, dependendo do tamanho do release;
Quarta
Etapa – Review Sprint
Nesta Etapa deve ocorrer a
aceitação formal do sprint finalizado, caso o mesmo não seja aceito este deve ser
replanejado conforme prioridade.
Quinta
Etapa – Review Realease
Nesta etapa há Obtenção de lições aprendidas e aceite formal do
release total;
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