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Gerenciar Projetos, Processos e Pessoas não é uma tarefa fácil...  
Hoje trabalhamos com projetos que requerem a participação simultânea de profissionais das mais diversas áreas e departamentos de várias origens e com habilidades diferenciadas, é natural que balancear esta demanda muitas vezes de natureza conflitante é uma tarefa que demanda muita habilidade para alcançar e manter a motivação da equipe e fazer com que o projeto seja cumprido dentro do prazo, custo e tempo inicialmente acordado.
   Para que isso seja possível, é necessário disciplina e persistência para dar suporte, prover treinamento e ter a qualificação adequada. Saber o que executar, como acompanhar e o que controlar, de que forma cobrar e como fazer esta interação entre as partes interessadas.
   Para que esses projetos possam atingir seus objetivos, é necessário que a empresa tenha não apenas a disponibilidade dos recursos humanos e materiais, mas também que o trabalho seja estruturado racionalmente e atendam a aspectos como organização, previsibilidade e custo, entre outros


Processos de Gerenciamento de Projetos baseados no PMBOK® 
O PMBOK® lista ao todo, 42 processos de gerenciamento de projetos divididos nos cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos e nas nove áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos. O Quadro 1 apresenta o mapeamento dos 42 processos entre os cinco grupos de processos e as nove áreas de conhecimento.   


Ao analisar a tabela 1, nota-se que o número de artefatos utilizados nos processos de gerenciamento de um projeto é elevado e demanda um grande esforço de gestão. Somando-se todas as entradas, ferramentas, técnicas e saídas possíveis de serem utilizadas em nove áreas do conhecimento, constata-se que podem chegar a 520 o número de artefatos a serem manipulados durante o ciclo de vida do projeto. Se existirem inúmeras fases durante o ciclo de vida do projeto, o arcabouço de processos de gerenciamento torna-se exponencial e pode ser representado como:
Arcabouço = total de artefatos - fases

É perceptível que não é adequado utilizar todas as boas práticas e processos descritos no PMBOK® em qualquer projeto. Pequenos projetos, por exemplo, teriam sua duração e custo ampliados por conta do excesso de processos adotados em sua gestão, tornando-os por vezes inviáveis economicamente ou por conta da perda do time to market

Tabela 1 – Totalização de entradas, ferramentas, técnicas e saídas por área de conhecimento definidas no PMBOK®

Fonte: PMBOK 2008

Em fato, o Guia PMBOK® enfatiza que existe um consenso que o uso das boas práticas possa “aumentar as chances de sucesso de uma ampla gama de projetos” (PMBOK, 2008), mas enfatiza a necessidade de tailoring dos processos ao citar que “[...] gerentes de projetos e suas equipes devem abordar com cuidado cada processo e as entradas e saídas que o constituem. [sic] Esse esforço é conhecido como adequação” (PMBOK, 2008, p. 38).



 


Possuímos vasta experiência na condução de projetos nas áreas pública e privada, somos especialistas na condução de projetos de Tecnologia da Informação, softwares, Saúde privada e pública;

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2 comentários:

  1. Ótima abordagem para um curso gestão de projetos SP, muito bom, parabéns pelo do blog!

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  2. Sempre acompanho o blog e indico aos professores do curso gestão de projetos SP, muito bom, sensacional esse post, recomendo aos gestores que querem aprender mais sobre o assunto abrangente e amplo

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