sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Dúvidas acerca do “CONCEITO LEAN”






1-   O que é pensamento lean?
 
O Pensamento Enxuto é uma filosofia operacional ou um sistema de negócios, uma forma de especificar valor, alinhar na melhor seqüência as ações que criam valor, realizar essas atividades sem interrupção toda vez que alguém solicita e realizá-las de forma cada vez mais eficaz, ou seja, fazer cada vez mais com cada vez menos - menos esforço humano, menos equipamento, menos tempo e menos espaço - e, ao mesmo tempo, aproximar-se cada vez mais de oferecer aos clientes exatamente o que eles desejam no tempo certo. Também é uma forma de tornar o trabalho mais satisfatório, oferecendo feedback imediato sobre os esforços para transformar desperdício em valor. É uma forma de criar novos trabalhos em vez de simplesmente destruir empregos em nome da eficiência. Mas trabalho que efetivamente agregam valor. Eliminam-se desperdícios e não empregos.
*     *     * 

2- Em quais áreas da empresa ele pode ser aplicado ?

O conceito deve necessariamente ser aplicado em todas as áreas da empresa, de vendas a compras, de finanças a recursos humanos. Sempre priorizando onde existe maior desperdício e oferecendo maiores oportunidades de melhoria com impactos substanciais
sobre a equação do negócio. Mas enxergando o todo.
*     *     *
    3- Porque muitas empresas não adotam essa filosofia?

Cada empresa tem uma história e uma cultura próprias. E adotam os valores e a filosofia que a sua liderança define. Algumas ferramentas desenvolvidas pela Toyota têm sido universalmente aplicadas como por exemplo o Just in Time, a produção puxada, lotes menores, células, nivelamento da produção, os dispositivos poka-yoke, etc. Mas muitas vezes não são integrados em um sistema e, mais problemático ainda, muitas empresas não compreendem claramente a filosofia que está por trás das ferramentas. A filosofia lean surgiu a partir de uma necessidade concreta da Toyota pós guerra, ou seja, como competir com as empresas americanas, muito maiores e muito mais eficientes do que eles. E perceberam que não conseguiriam competir com base nos mesmos conceitos, embora tivessem admirado o conceito de fluxo presente em algumas fábricas da Ford. Se a Toyota não eliminasse radicalmente os desperdícios, jamais seria capaz de competir. Assim, muitas empresas não têm ou não julgam ter as mesmas necessidades que a Toyota teve em suas origens. Isso acaba construindo a cultura da empresa.
*     *     *


4- Uma empresa pode sobreviver sem adotar a filosofia lean ?

Possivelmente. Mas mesmo se, por exemplo, lançar um produto de retumbante sucesso ou desenvolver uma inovação radical, a utilização da filosofia lean dará à empresa ainda maiores vantagens.

5 - O que é o Mapeamento do Fluxo de Valor?

É um método de análise/diagnóstico fundamental para se atingir os objetivos da filosofia. Através da identificação do fluxo de materiais e de informações de todas as etapas do produto/serviço, é possível identificar grandes focos de desperdício, sugerir novas alternativas (estado futuro) e um plano de ação com as etapas que deverão ser cumpridas para se chegar à situação ideal. O manual "Learning to See" (traduzido por Aprendendo a Enxergar) dá uma orientação de como fazê-lo. Nos EUA este manual já vendeu mais de 130 mil exemplares. Já foi traduzido para 12 idiomas, inclusive para o português.
*     *     *
6 - Como empresas pequenas e médias podem se beneficiar do Lean? 

Da mesma forma que as grandes. Este conceito não está vinculado a escalas de produção, setores da economia, etc. É uma proposta de mudança de mentalidade voltada para sua empresa/produto visando à satisfação total do cliente, sem que ele tenha que pagar pelas falhas e desperdícios que ocorrem durante os processos envolvidos em sua fabricação/manuseio.
*     *     *

7- Como faço para saber mais sobre a Mentalidade Enxuta?

O primeiro passo é entender as bases e princípios que compõem a Mentalidade Enxuta. Isto pode ser conseguido através da leitura de uma bibliografia ou/e ainda participar de cursos. Outro modo é ter contato com empresas e líderes lean que estejam implementando, para então conhecer quais foram os sucessos e dificuldades pelas quais a referida empresa passou até atingir o nível em que se encontra.

Fonte : Lean Institute

Nenhum comentário:

Postar um comentário