quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Agile & Scrum - Como Melhorar seu processo de Desenvolvimento




Telefone : (12) 3911 6298
contato@freebits.com.br 
www.freebits.com.br

Aqui você encontrará informações úteis sobre a metodologia Agile no Desenvolvimento de Softwares, e poderá facilmente implementá-los em seu ambiente de trabalho.


SCRUM é um modelo de desenvolvimento ágil de software que fornece métodos para se definir o planejamento, os principais papéis de pessoas e a forma de trabalho do time. O nome SCRUM é derivado de uma jogada de rúgbi, onde todo o mesmo time avança como apenas uma unidade, trabalhando com os mesmos jogadores e em conjunto, passando sempre a bola pra um e para outro.
A idéia do SCRUM é justamente definir papéis bem especificos para as pessoas envolvidas no projeto e como cada pessoa vai jogar, ou seja, o que cada uma vai ter que fazer para o time seguir em frente no jogo: que no nosso caso é o próprio desenvolvimento do software.
O Objetivo deste documento é introduzir uma metodologia de planejamento de execução de projetos ágil que servirá de orientador para a jornada de melhoria contínua nos processos de desenvolvimento de softwares e sites na FreeBits.

O Foco de nossos esforços é aumentar a satisfação de nossos clientes bem como o volume de produção e a qualidade de nosso processos de desenvolvimento;

PAPÉIS E RESPONSABILIDADES
  • ScrumMaster: Gerente do projeto , responsável pelo projeto para que este termine em seu prazo, custo e escopo;
  • Product Owner: Gerente do Produto ou Cliente é a pessoa que será responsável por definir quais são os requisitos necessários no product backlog, é o responsável pela representação dos usuários ou clientes do produto.
  • Developers: Desenvolvedores são os responsáveis pelo desenvolvimento do produto;
  • Testers: São responsáveis pelos testes do produto e verificação de funcionamento;
  • Client: São os clientes responsáveis pela aceitação do release
CICLO DO PROJETO ÁGIL FREEBITS

   Primeira Etapa  – Product BackLog

Nesta etapa o Gerente do Projeto ( Scrum Master ) o Product Owner ( representante do cliente ou responsável) e demais envolvidos determinam quais são os requisitos do projeto como um todo, todos os requisitos levantados.


Segunda Etapa – Release BackLog

Nesta etapa o Gerente do projeto juntamente com a equipe de desenvolvedores e especialistas deverá selecionar dentre os requisitos do Product Backlog um conjunto de requisitos que deverão compor o Release Backlog ( conjunto de requisitos ) baseado no critério de ROI ( Return Over investment ) para o cliente.
      
       Após a priorização e seleção a equipe deverá então estimar a horas de trabalho para realização de cada requisito.

  Terceira Etapa – Sprints BackLog

    Nesta Etapa os envolvidos deverão dividir os requisitos selecionados para o release em pacotes menores denominados Sprints, cada sprint deve ser programado para ter um prazo de término entre 1 dia e 30 dias, dependendo do tamanho do release;
  
  Quarta Etapa – Review Sprint
  
   Nesta Etapa deve ocorrer a aceitação formal do sprint finalizado, caso o mesmo não seja aceito este deve ser replanejado conforme prioridade.

  Quinta Etapa – Review Realease

Nesta etapa há Obtenção de lições aprendidas e aceite formal do release total;








MODELOS DE QUADRO SCRUM


Abaixo seguem alguns modelos para gerenciamento Agile Scrum sugeridos pela FreeBits para o Desenvolvimento de Sites / Softwares / Projetos


  MODELO DE QUADRO SCRUM - SOFTWARE & PROJETOS



  MODELO DE QUADRO SCRUM - SITE







Telefone : (12) 3911 6298
contato@freebits.com.br 
www.freebits.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário