quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Você sabe o que é a Certificação PMP ?









Fonte : http://www.pmisp.org.br/certificacao/pmp

 

Certificação PMP

PMP - Project Management Professional

Desde 1984, o Project Management Institute tem se dedicado ao desenvolvimento e manutenção de um rigoroso Programa de Certificação Profissional, com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerenciamento de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta área. A Certificação Project Management Professional (PMP®) do PMI® é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada em termos mundiais no que tange ao Gerenciamento de Projetos. Em 1999, o PMI tornou-se a primeira organização no mundo a ter seu Programa de Certificação reconhecido pela International Organization for Standardization (ISO) 9001.
Para obter a Certificação PMP, o profissional deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência, concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct) e passar no Exame de Certificação PMP.
Para comprovação da experiência, existem duas categorias:
  • Categoria I (profissionais com 3º grau completo): 4.500 horas de experiência nos últimos 6 anos;
  • Categoria II (profissionais com 2º grau completo): 7.500 horas de experiência nos últimos 8 anos.
Em todo mundo existem mais de 230.000 profissionais certificados PMP que prestam serviços em 165 países. Hoje, muitas organizações vêm requerendo que os profissionais tenham a Certificação PMP, tanto para desenvolvimento individual na organização quanto para obtenção de um emprego.

Informações sobre o Exame de Certificação

O Exame de Certificação PMP é oferecido em computador, ao longo de todo ano, em diversos países, e seu custo é de:
  • US$ 405,00 para associados do PMI
  • US$ 555,00 para não associados
Os profissionais que não passarem no exame poderão enviar para o PMI um formulário para refazer o exame (Re-examination Form) até um ano após o último exame realizado.
No site do PMI (www.pmi.org) você encontra informações detalhadas sobre:
  • Visão Geral da Certificação (PMP Handbook)
  • Código de Ética e Conduta Profissional do PMI (PMI Code of Ethics and Professional Conduct)
  • Inscrição online para o Exame de Certificação PMP (Online Application Form)
  • Dicas de Preparação da Inscrição para Certificação PMP (Application Checklist)
  • Dicas para se Preparar para o Exame de Certificação PMP (Preparation of your Application)
  • Locais de Realização dos Exames (Examination Locations)
  • Informações sobre nova realização do exame (Re-examination Information)
  • Respostas para Perguntas Freqüentes (Certification FAQ)

O Processo de Re-certificação

Visão Geral dos Requisitos para Continuidade da Certificação
O Continuing Certification Requirements (CCR) apóia o desenvolvimento profissional dos Project Management Professionals e a manutenção da Certificação PMP.
Os propósitos do CCR são:
  • Dar sustentabilidade à Certificação PMP como uma certificação global;
  • Intensificar o desenvolvimento profissional dos certificados PMP;
  • Encorajar e reconhecer oportunidades de aprendizagem individual;
  • Oferecer um mecanismo objetivo e padronizado para obtenção e registro das atividades de desenvolvimento profissional.
Os profissionais certificados PMP devem acumular um mínimo de 60 Professional Development Units (PDUs) durante cada ciclo de Continuidade da Certificação. Este ciclo tem 3 anos de duração e começa em 1º de janeiro do ano em que se obteve a certificação inicial. Os profissionais devem também estar em concordância com o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI (PMI Code of Ethics and Professional Conduct) para manter a certificação.
O que é PDU?
PDU é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem. Essas atividades devem estar relacionadas a tópicos de Gerenciamento de Projetos substancialmente consistentes com as áreas de conhecimento e os processos descritos no A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) e envolver recursos especializados apropriados.
Tipicamente, uma PDU é obtida para cada hora gasta em uma atividade ou experiência de aprendizagem estruturada planejada. Esta atividade ou um grupo de atividades relacionadas deve ter um mínimo de uma hora completa para ser aceito, podendo ser reportadas frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora completa informada. São permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de duração. Exceções: Números específicos de PDUs também podem ser ganhos por serviços profissionais e por atividades de ensino especificadas.
Como devem ser reportadas as atividades dos Requisitos de Continuidade da Certificação?
Os profissionais certificados PMP são responsáveis por reportar suas atividades conforme elas ocorram. Eles devem fazer cópias do PMP Professional Development Activities Reporting Form (que pode ser obtido no site do PMI - www.pmi.org), entrar com as informações requeridas e enviar por fax ou e-mail o formulário preenchido (apenas o formulário) para PMI/CCR Records Office na Universidade de Oklahoma. O CCR Activities Reporting Form também deve ser enviado por e-mail para pmirecords@pmi.org. Transcrições das atividades serão enviadas para os certificados anualmente. Eles podem visualizar suas CCR transcriptions online através do site do PMI® (www.pmi.org) e também podem reportar atividades eletronicamente através do site.
Registro de PDUs
Todos os certificados devem manter um arquivo CCR pessoal, com toda a documentação que suporte as atividades reportadas. Um percentual de profissionais será randomicamente selecionado e auditado a cada ano. Portanto, a documentação deve ser mantida por pelo menos 12 meses após o final do Ciclo CCR.
Para informações adicionais, consulte o CCR Handbook que pode ser acessado através do site do PMI (www.pmi.org).

Esta certificação é a certa pra mim?

Se você responder "sim" a todas as questões abaixo, é possível que a certificação seja própria para você:
  1. Você tem bacharelado ou o equivalente global e 36 meses de experiência em gerenciamento de projetos profissional? Se não, você tem um diploma secundário ou o equivalente global e 60 meses de experiência em gerenciamento de projetos profissional?
  2. Você tem pelo menos 35 horas de educação formal em gerenciamento de projetos (por exemplo, cursos ou programas oferecidos pelo PMI, universidades ou faculdades, empregadores ou empresas, cursos à distância ou empresas de treinamento)?
  3. Você executa suas atividades sob supervisão?
  4. Você é responsável por todos os aspectos de um projeto ou da vida do projeto?
  5. Você lidera ou dirige times multifuncionais para entregar projetos dentro das restrições de cronograma, custo e escopo?
  6. Você demonstra conhecimento e experiência suficientes para apropriadamente aplicar uma metodologia para projetos que possuem requisitos e entregas razoavelmente bem definidos?
  7. Você conhece (e já leu) o PMBOK Guide?

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Você sabe o que é o PMI - Instituto de Gerenciamento de Projetos ?


O Instituto

Estabelecido em 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia EUA, o Project Management Institute (PMI®) é a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos, atualmente com mais de 500.000 associados em 185 países.

História

O Project Management Institute foi fundado em 1969 por cinco voluntários. A Comunidade da Pensilvânia emitiu as Cláusulas de Incorporação do PMI, oficializando sua fundação. Durante aquele mesmo ano, o primeiro PMI Seminars & Symposium aconteceu em Atlanta, Geórgia EUA, com a participação de 83 pessoas.

Nos anos setenta, a primeira edição do Project Management Quarterly (PMQ) foi publicada, e posteriormente renomeada para Project Management Journal (PMJ). O primeiro evento anual "Seminars & Symposium" foi realizado fora dos EUA, o primeiro Capítulo do PMI foi oficializado e o primeiro Programa de Prêmios Profissionais estabelecido. Ao final da década, o PMI somava mais de 2.000 associados no mundo.

Durante os anos oitenta, o número de associados do PMI continuou crescendo, bem como os programas e serviços oferecidos pela associação. Um Código de Ética foi adotado para a profissão e o primeiro Project Management Professional (PMP®) foi credenciado.

O primeiro modelo padrão de Gerenciamento de Projetos foi publicado: o PMQ Special Report on Ethics Standards and Accreditation. As publicações do PMI sobre produtos e serviços cresceram rapidamente durante esta década. O primeiro livro do PMI foi co-publicado e nasceu a PMNetwork®, revista mensal do PMI. Em função deste crescimento foi estabelecida a Divisão de Publicações do PMI na Carolina do Norte, EUA.

Em 1990, o PMI somava mais de 8.500 associados e em 1993 este número crescia cerca de 20% ao ano. Durante os anos noventa foram formados os Grupos de Interesses Específicos, os Colleges e o Seminars USA, uma série de programas educacionais em Gerenciamento de Projeto (depois renomeado como World Seminars).

O PMI também marcou presença na rede mundial da Internet e publicou o "A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide)", um guia englobando todas as áreas do conhecimento que regem as regras do gerenciamento de projetos. O PMI Today®, boletim informativo mensal do PMI, foi impresso pela primeira vez e o Programa de Desenvolvimento Profissional (Professional Development Program - PDP) foi estabelecido para que os profissionais credenciados como PMP mantenham sua certificação.

No inicio do século 21, o PMI tinha mais de 50.000 associados, mais de 10.000 Profissionais de Gerenciamento de Projeto (PMP) credenciados e mais de 270.000 cópias do PMBOK Guide estavam em circulação.

Hoje

Atualmente o PMI conta com mais de 500.000 associados em 185 países. Os associados do PMI são indivíduos praticando e estudando o Gerenciamento de Projeto nas mais diversas áreas, como aeroespacial, automobilística, administração, construção, engenharia, serviços financeiros, tecnologia da informação, farmacêutica e telecomunicações.

Com o passar do tempo, o PMI se tornou, e continua sendo, a principal associação profissional em Gerenciamento de Projetos. Os associados e interessados em Gerenciamento de Projetos têm à sua disposição uma extensa relação de produtos e serviços oferecidos pelo PMI. Estes produtos e serviços são descritos abaixo e estão detalhados no site do PMI.

Padrões Profissionais


O PMI ocupa uma posição de liderança global no desenvolvimento de padrões para a prática da profissão de Gerenciamento de Projetos em todo o mundo. O principal documento padrão do PMI, "A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide)", é um padrão globalmente reconhecido para o Gerenciamento de Projetos nos mercados de hoje. O PMBOK® Guide é aprovado como um Padrão Nacional Americano (ANS) pelo Instituto de Padrões Nacional Americano (ANSI). O PMI está compromissado com a expansão e melhoria contínua do PMBOK Guide, assim como com o desenvolvimento de padrões adicionais.
Além do PMBOK Guide, outros padrões foram desenvolvidos, estando disponibilizados aos associados:
  • Project Manager Competency Development Framework - Second Edition (PMCDF)
  • Organizational Project Management Maturity Model (OPM3®)
  • Practice Standard for Earned Value Management (EVM)
  • Practice Standard for Work Breakdown Structures - Second Edition (WBS)
  • Practice Standard for Scheduling
  • Practice Standard for Project Configuration Management
  • The Standard for Program Management
  • The Standard for Portfolio Management
Também foram desenvolvidas extensões para áreas específicas do PMBOK Guide, tais como:
  • Governo
  • Construção
E vários outros padrões estão sendo construídos para possibilitar o aumento do conhecimento em gerenciamento de projetos. Consulte a página do PMI, para saber mais sobre os padrões sendo desenvolvidos.

Certificação


Desde 1984 o PMI tem se dedicado a desenvolver e manter um rigoroso programa de certificação profissional para promover o crescimento da profissão de Gerenciamento de Projetos e reconhecer as realizações de indivíduos no tema. A certificação de Project Management Professional do PMI (PMP) é a credencial mais reconhecida mundialmente para indivíduos envolvidos com o Gerenciamento de Projetos. Em 1999, o PMI se tornou a primeira organização no mundo a ter seu Programa de Certificação reconhecido pela ISO 9001.

Pesquisa


O PMI tem como foco a expansão do conhecimento da profissão de Gerenciamento de Projetos. As pesquisas em Gerenciamento de Projetos são incentivadas através de conferências bienais, subsídios e livros voltados para pesquisa. Adicionalmente, as necessidades atuais, as informações e o conhecimento sobre a profissão são reunidos e disseminados, o futuro da profissão é avaliado e a evolução da profissão é encorajada.

Publicações


O PMI edita três revistas periódicas para o benefício dos profissionais em Gerenciamento de Projetos. A PMNetwork é uma revista mensal, o Project Management Journal é um jornal trimestral e o PMI Today é um boletim informativo mensal. O PMI é o líder mundial em publicações de livros em Gerenciamento de Projetos, ferramentas para treinamento e produtos para aprendizagem de modo geral. Mais de 1.000 títulos estão atualmente disponíveis na livraria on-line do PMI.

Educação e Treinamento


O PMI oferece muitas oportunidades para os profissionais de Gerenciamento de Projetos aprimorarem seu conhecimento e suas habilidades. O "SeminarsWorld® Program" oferece seminários que cobrem um amplo leque de tópicos do Gerenciamento de Projetos, realizados ao longo do ano em vários locais do mundo. O PMI mantém um banco de dados on-line de provedores qualificados de educação, treinamento e produtos de Gerenciamento de Projetos (REP - Registered Education Provider).
O PMI detém a liderança no estabelecimento de padrões de reconhecimento para cursos de pós-graduação e de mestrado em Gerenciamento de Projetos. O PMI também mantém uma lista de instituições acadêmicas que oferecem graduação em Gerenciamento de Projetos.

Centro para o Conhecimento e Prática do Gerenciamento de Projetos


O Centro James R. Snyder for Project Management Knowledge and Wisdom (que pode ser acessado através do site do PMI - www.pmi.org) de Cultura e Prática em Gerenciamento de Projetos do PMI provê informações relevantes, confiáveis e oportunas sobre a prática e a profissão de Gerenciamento de Projetos. Os serviços de indicação e pesquisa utilizam recursos como a seleção de literatura e utilitários de busca na Internet para prover respostas a perguntas relacionadas à ciência de Gerenciamento de Projetos. O serviço de encaminhamento/reimpressão de documentos fornece cópias de artigos da literatura periódica do PMI quando solicitadas.
PMI eReads & Reference é um benefício exclusivo para membros do PMI, com mais de 200 livros completos, disponíveis on-line, a qualquer momento, para leitura e consulta.

Desenvolvimento Profissional


O PMI promove anualmente o Annual Seminars Symposium (mais informações podem ser obtidas no site do PMI - www.pmi.org), o principal evento na área de Gerenciamento de Projetos do mundo. Nestes eventos são feitas apresentações de palestrantes consagrados, de casos práticos e de novos estudos na área do Gerenciamento de Projetos, além de uma feira com expositores de produtos e serviços associados ao tema.
Os participantes do evento têm oportunidades para aprimorar seu conhecimento prático e conceitual e ter contato com as mais modernas técnicas, ferramentas e tecnologias de Gerenciamento de Projetos, além de poder trocar experiências com profissionais do mundo todo, aumentando sua rede de relacionamentos.
O PMI oferece serviço on-line de oportunidades de carreira em Gerenciamento de Projetos para indivíduos e seleção de profissionais pelas empresas. Os serviços do Career Headquarters (que podem ser consultados através do site do PMI - www.pmi.org) incluem a oferta de oportunidades de trabalho, um diretório de currículos de associados do PMI, assim como recursos de desenvolvimento profissional.

Programa de Premiação do PMI aos Profissionais da Área


O PMI promove um programa anual de premiação aos indivíduos que trazem honra e reconhecimento à profissão de Gerenciamento de Projetos e ao PMI. São reconhecidos os indivíduos que contribuíram de forma contínua e significativa em pesquisa e literatura, que fizeram notáveis contribuições voluntárias e de destaque para a profissão de Gerenciamento de Projetos.
Adicionalmente, o prêmio de maior prestígio do PMI, o PMI Project of the Year, é conferido ao projeto e sua equipe pelo desempenho diferenciado e pela excelência no Gerenciamento do Projeto.

Organizações Componentes


Associados do PMI podem comunicar-se e fazer networking com outros profissionais, compartilhar idéias e experiências, acessar informações de outras indústrias, participar de seminários e workshops e desenvolver sua liderança participando das Organizações Componentes do PMI.
Eles podem selecionar e filiar-se em quaisquer dos três tipos de Organizações Componentes: (1) Chapters, (2) Grupos de Interesses Específicos (SIGs) e (3) Colleges. Os Chapters são organizações agrupadas geograficamente e que hoje passam de 200 em todo o mundo. Os SIGs proporcionam aos associados o acesso às melhores práticas de Gerenciamento de Projetos dentro do assunto de interesse. Os Colleges promovem o avanço, refinamento e formalização do conhecimento de Gerenciamento de Projetos.

Relações Corporativas


O PMI oferece uma variedade de oportunidades para as organizações (empresas públicas ou privadas, agências do governo, instituições acadêmicas e outras associações) desenvolverem seus relacionamentos e colaborarem com PMI no avanço e desenvolvimento da profissão de Gerenciamento de Projetos. A participação no Conselho Corporativo do PMI é uma oportunidade para o diálogo e o compartilhamento de idéias entre executivos. Esta participação demonstra o compromisso de uma organização com o Gerenciamento de Projetos e com o avanço futuro da profissão.

Fundação Educacional do PMI (PMIEF)


A Fundação Educacional do PMI, cujo slogan é "Promovendo o Futuro do Gerenciamento de Projetos", é uma organização autônoma. Ela oferece educação, pesquisa e atividades relacionadas que incentivam o Gerenciamento de Projetos para o benefício da sociedade. A Fundação é sustentada através de doações de organizações e indivíduos, e apóia pesquisas, fornece bolsas de estudo acadêmicas e distribui premiações.


FONTE : WWW.PMISP.ORG.BR
Al. dos Maracatins, 992 – CJ.104B – Moema – São Paulo-SP - CEP04089-001 - Tel: (11)5041-4144 / 5531-1920

Agile & Scrum - Como Melhorar seu processo de Desenvolvimento




Telefone : (12) 3911 6298
contato@freebits.com.br 
www.freebits.com.br

Aqui você encontrará informações úteis sobre a metodologia Agile no Desenvolvimento de Softwares, e poderá facilmente implementá-los em seu ambiente de trabalho.


SCRUM é um modelo de desenvolvimento ágil de software que fornece métodos para se definir o planejamento, os principais papéis de pessoas e a forma de trabalho do time. O nome SCRUM é derivado de uma jogada de rúgbi, onde todo o mesmo time avança como apenas uma unidade, trabalhando com os mesmos jogadores e em conjunto, passando sempre a bola pra um e para outro.
A idéia do SCRUM é justamente definir papéis bem especificos para as pessoas envolvidas no projeto e como cada pessoa vai jogar, ou seja, o que cada uma vai ter que fazer para o time seguir em frente no jogo: que no nosso caso é o próprio desenvolvimento do software.
O Objetivo deste documento é introduzir uma metodologia de planejamento de execução de projetos ágil que servirá de orientador para a jornada de melhoria contínua nos processos de desenvolvimento de softwares e sites na FreeBits.

O Foco de nossos esforços é aumentar a satisfação de nossos clientes bem como o volume de produção e a qualidade de nosso processos de desenvolvimento;

PAPÉIS E RESPONSABILIDADES
  • ScrumMaster: Gerente do projeto , responsável pelo projeto para que este termine em seu prazo, custo e escopo;
  • Product Owner: Gerente do Produto ou Cliente é a pessoa que será responsável por definir quais são os requisitos necessários no product backlog, é o responsável pela representação dos usuários ou clientes do produto.
  • Developers: Desenvolvedores são os responsáveis pelo desenvolvimento do produto;
  • Testers: São responsáveis pelos testes do produto e verificação de funcionamento;
  • Client: São os clientes responsáveis pela aceitação do release
CICLO DO PROJETO ÁGIL FREEBITS

   Primeira Etapa  – Product BackLog

Nesta etapa o Gerente do Projeto ( Scrum Master ) o Product Owner ( representante do cliente ou responsável) e demais envolvidos determinam quais são os requisitos do projeto como um todo, todos os requisitos levantados.


Segunda Etapa – Release BackLog

Nesta etapa o Gerente do projeto juntamente com a equipe de desenvolvedores e especialistas deverá selecionar dentre os requisitos do Product Backlog um conjunto de requisitos que deverão compor o Release Backlog ( conjunto de requisitos ) baseado no critério de ROI ( Return Over investment ) para o cliente.
      
       Após a priorização e seleção a equipe deverá então estimar a horas de trabalho para realização de cada requisito.

  Terceira Etapa – Sprints BackLog

    Nesta Etapa os envolvidos deverão dividir os requisitos selecionados para o release em pacotes menores denominados Sprints, cada sprint deve ser programado para ter um prazo de término entre 1 dia e 30 dias, dependendo do tamanho do release;
  
  Quarta Etapa – Review Sprint
  
   Nesta Etapa deve ocorrer a aceitação formal do sprint finalizado, caso o mesmo não seja aceito este deve ser replanejado conforme prioridade.

  Quinta Etapa – Review Realease

Nesta etapa há Obtenção de lições aprendidas e aceite formal do release total;








MODELOS DE QUADRO SCRUM


Abaixo seguem alguns modelos para gerenciamento Agile Scrum sugeridos pela FreeBits para o Desenvolvimento de Sites / Softwares / Projetos


  MODELO DE QUADRO SCRUM - SOFTWARE & PROJETOS



  MODELO DE QUADRO SCRUM - SITE







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Método de Analise e Solução de Problemas


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Ciclo PDCA



O ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua.

Aqui apresentaremos a você o Ciclo PDCA ( Plan, Do , Check , Act ) e o MASP ( Método de Análise e Solução de Problemas), a idéia é auxiliá-lo na criação de um plano de ação.




O ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, foi introduzido no Japão após a guerra, idealizado por Shewhart, na década de 20, e divulgado por Deming, em 1950, quem efetivamente o aplicou. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como, por exemplo, na gestão da qualidade, dividindo-a em quatro principais passos.

O PDCA é aplicado principalmente nas normas de sistemas de gestão e deve ser utilizado (pelo menos na teoria) em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área ou departamento (vendas, compras, engenharia, etc...).

O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se o que foi feito, se estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente) e toma-se uma ação para eliminar ou ao menosmitigar defeitos no produto ou na execução.


Os passos são os seguintes:

 
Plan (planejamento): estabelecer missão, visão, objetivos (metas), procedimentos e processos (metodologias) necessários para atingir os resultados.

Do (execução): realizar, executar as atividades.

Check (verificação): monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios.

Act (ação): Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas

Passo 1: PLANEJAR (PLAN)

Este passo é estabelecido com bases nas diretrizes da empresa. Quando traçamos um plano, temos três pontos importantes para considerar:

a) Estabelecer os objetivos, sobre os itens de controle;
b) Estabelecer o caminho para atingi-los;
c) Decidir quais os métodos a serem usados para consegui-los.

Após definidas estas metas e os objetivos, deve-se estabelecer uma metodologia adequada para atingir os resultados.

Há dois tipos de metas:

- Metas para manter:

Exemplos de metas para manter: Atender ao telefone sempre antes do terceiro sinal. Estas metas podem também ser chamadas de "metas padrão". Teríamos, então, qualidade padrão, custo padrão, prazo padrão, etc.

O plano para se atingir a meta padrão é o Procedimento Operacional Padrão (POP). O conjunto de procedimentos operacionais padrão é o próprio planejamento operacional da empresa.

O PDCA utilizado para atingir metas padrão, ou para manter os resultados num certo nível desejado, pode então ser chamado de SDCA (S de standard).


- Metas para melhorar:


Exemplos de metas para melhorar: Reduzir o desperdício em 100 unidades para 90 unidades em um mês ou Aumentar a produtividade em 15% até dezembro.

De modo a atingir novas metas ou novos resultados, a "maneira de trabalhar" deve ser modificada; por exemplo, uma ação possível seria modificar os Procedimentos Operacionais Padrão.


Passo 2: EXECUTAR O PLANO (DO)

Neste passo pode ser abordado em três pontos importantes:

a) Treinar no trabalho o método a ser empregado;
b) Executar o método;
c) Coletar os dados para verificação do processo;

Neste passo devem ser executadas as tarefas exatamente como estão previstas nos planos.


Passo 3: VERIFICAR OS RESULTADOS (CHECK)

Neste passo, verificamos o processo e avaliamos os resultados obtidos:

a) Verificar se o trabalho está sendo realizado de acordo com o padrão;
b) Verificar se os valores medidos variaram, e comparar os resultados com o padrão;
c) Verificar se os itens de controle correspondem com os valores dos objetivos.


Passo 4: FAZER AÇÕES CORRETIVAS (ACT)

Tomar ações baseadas nos resultados apresentados no passo 3;

a) Se o trabalho desviar do padrão, tomar ações para corrigir estes;
b) Se um resultado estiver fora do padrão, investigar as causas e tomar ações para prevenir e corrigi-lo;
c) Melhorar o sistema de trabalho e o método.




MASP - Método de Analise e Solução de Problemas


"A TECNOLOGIA QUE VIABILIZA A EVOLUÇÃO É TEMPO'


O MASP - Método de Análise e Solução de Problemas é um método baseado no Ciclo PDCA que é utilizado para a resolução de problemas, este método é muito útil pois trata-se de uma forma simples de resolver problemas recorrentos dentro de uma estrutura organizacional.

O MASP é um modelo muito utilizado por organizações que encontram-se em processo de obtenção de selos de qualidade, pois este auxilia na resolução definitiva de problemas crônicos, garantindo a padronização da rotina para solução.

A FreeBits aplica largamente o MASP em suas consultorias empresarias, o método é muito bem aceito na maioria das organizações e em todos os níveis hierárquicos. Recomendamos que os MASPS sejam classificados conforme a Estrutura Organizacional e que exista um relatório de controle para os mesmos. 

A FreeBits recomenda a criação de um Quadro KanBan para controlar o andamento dos MASP´s organizacionais, para saber como aplicar o KanBan para controlar os MASPS VEJA :  KANBAN & ADM. VISUAL 



Telefone : (12) 3911 6298
contato@freebits.com.br 

Quadros Kanban e como eles podem mudar sua empresa






Telefone : (12) 3911 6298
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Kanban é uma palavra japonesa que significa literalmente registro ou placa visível.
Em Administração da produção significa um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria. O cartão pode ser substituído por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.

A metodologia foi desenvolvida e aperfeiçoada por Taiichi Ohno e Sakichi Toyoda conhecida como Sistema Toyota de Produção.
O sistema Kanban é uma das variantes mais conhecidas do JIT (Lopes dos Reis, 2008, p.191)


Na administração de serviços e processos pode-se utilizar Quadros KANBAN, colocando-se um quadro dentro das células de trabalho, para indicar de modo claro e conciso o andamento e funcionamento dos processos produtivos e deste modo agilizar a entrega e a produção dos mesmos.
A FreeBits ao longo de sua jornada de consultorias implantou a metodologia em muitas empresas, e com este conseguiu obter resultados incríveis, aumentando drásticamente a produtividade do negócio em geral. Sabe-se que o mau gerenciamento de atividades encadeadas dentro da cadeia de valores de uma organização levam a grandes perdas e desperdícios.


O quadro KanBAn é por sua natureza uma ferramenta de comunicação e quando utilizado como parte integrante da rotina diária da organização garante resultados impressionantes não só na cultura da organizacional como em aspectos comportamentais também.

Por se tratar de um método muito simples e estar sempre disponível em área visível o quadro é muito eficiente para o acompanhamento em tempo real das atividades de cada indivíduo dentro das células de trabalho, e quando utilizado corretamente otimiza recursos vitais para quaisquer organização.

O Quadro KanBan pode ser utilizado em qualquer área de aplicação, existem outros nomes e denominações dadas ao quadro dependendo da área de aplicação, no desenvolvimento de softwares é chamado de quadro Scrum e agrega outras teorias de produção em cadeia, produção puxada e Agile

Abaixo temos um modelo que pode ser montado em qualquer negócio para acompanhar diariamente a realização das atividades:




Instrução para Montagem do Quadro KANBAN

  1.  Faça da divisória/Parede o plano de fundo.
  2.  Monte as caixas com fita azul.
  3.  A medida das caixas de identificação é de 20cm x 10cm. 
  4.  A medida das caixas de ocorrências é de 50cm x 20cm. 
  5. Os dizeres serão fornecidos de forma impressa.

Cada quadro deve ter um responsável por sua administração e manipulação diária, garantindo o bom andamento da rotina diária que é fundamental para seu bom funcionamento, porém cada usuário do quadro é responsável por manipular suas atividades;



AS ATIVIDADES 

As atividades são descritas em um post-i, onde deve-se descrever sucitamente qual é a atividade, seu responsável e em qual Status a mesma se encontra no quadro. 


                    COMO USAR

Cada atividade deverá ser descrita em seu respectivo Post-It com o nome de seu responsável, pode-se escrever também dados adicionais como prazo limite para resolução do problema, data de entrada da atividade, dados do responsável e etc.

Conforme o status da atividade for sendo alterado o post-it deve ser mudado entre as linhas que definem os estados das mesmas no quadro KanBan; 


A FAZER : Todas atividades que precisam ser realizadas pelo departamento e não exigem um planejamento prévio para execução;

FAZENDO : Todas as atividades em Andamento;

FEITO : Todas as atividades que estão acabadas e estão prontas para serem checadas antes de serem devidamente finalizadas.

PROBLEMAS : Problemas que merecem atenção imediata ou tem de ser discutidas.


NÃO PLANEJADO : Itens que precisam ser realizados porém precisam de um planejamento prévio para sua realização;

CHECADO :Todas atividades que já foram realizadas e devidamente checadas e portanto estão totalmente prontas, recomenda-se que as atividades para serem colocadas neste Status devam ser checadas por outra pessoa que não o executor da tarefa, para certificar-se de que esta realmente pronta;


Recomenda-se que toda vez que houver uma checagem das atividades, o responsável pela checagem faça um relatório do andamento geral das atividades, bem como quais são as atividades e qual o andamento em % de cada uma delas.


ABAIXO TEMOS VÁRIOS MODELOS DE QUADROS KANBAN













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