sábado, 13 de outubro de 2012

Google coloca online 42 novas exposições históricas


Do Holocausto, ao Apartheid, passando pela 2ª Guerra Mundial: são 42 as histórias por detrás de vários momentos marcantes da história universal do último século, que o Google disponibiliza agora em várias exposições na Internet, algumas chegam ao público pela primeira vez.
A coleção inclui cartas, manuscritos, testemunhos em vídeo na primeira pessoa, entre outros materiais, e foi reunida por 17 parceiros, entre os quais museus e fundações culturais.
“Amor trágico em Auschwitz” (a história de Edek & Mala, um casal apaixonado que tenta escapar de Auschwitz); “Jan Karski, um herói da Humanidade” (testemunho vídeo do homem que tentou avisar o mundo sobre a existência do Holocausto) ou “Os anos da Dolce Vita” (retrato desta época da história em Itália) são alguns dos exemplos daquilo que podemos encontrar neste espólio.
Cada exposição oferece uma perspetiva diferente e algumas curiosidades sobre os momentos históricos. A iniciativa, que vai permitir aos internautas ver fotos e pesquisar informação sobre eventos, países e pessoas específicos, insere-se no trabalho de pesquisa que o Google Cultural Institute tem vindo a desenvolver neste âmbito e surge no seguimento de outras iniciativas da mesma natureza como  Art Project, o World Wonders e o arquivo de Nelson Mandela.
As exposições podem ser visitadas em  www.google.com/culturalinstitute.

Nenhum comentário:

Postar um comentário