sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Modelo Acordo de Nível de Serviço - SLA




Baseado nas atuais demandas do negócio, a Contratante está usando a modalidade de contratação dos serviços de Desenvolvimento e Analise de Sistemas, produção de sites e Treinamentos para um contrato baseado em SLA (Service Level Agreement).

1.   Indicadores de Nível de Serviço

Os indicadores de nível de serviço estão associados a atividades específicas dos processos de gestão e resolução de requerimentos, estabelecendo pontos de controle para a medição dos mesmos.
Estes indicadores fornecem a informação primária necessária para medir a eficácia e eficiência alcançada pelos provedores na prestação dos serviços, e são os que se encontram sujeitos ao esquema de penalidades e compensações definidas neste documento.
Para cada indicador de nível de serviço se especifica :
-       A linha de serviço associada
-       A descrição do indicador
-       A meta a cumprir
-       Freqüência da medição
-       O mecanismo de cálculo

2.   Indicadores Complementares

Os indicadores complementares têm como objetivo prover informações relevantes para a análise, acrescentando variáveis de atividade, capacidade e/ou nível de serviço ao processo geral de avaliação do serviço prestado pelo provedor.
Os indicadores complementares a utilizar, serão acordados entre Contratante e o provedor durante a etapa de transição dos serviços.

3.   Freqüência da Medição

A freqüência da medição estabelece o marco temporal durante o qual se tomará cada amostra de dados para realizar a avaliação do serviço.
Este período será suficientemente amplo para garantir a obtenção de uma amostra de dados que permita realizar uma análise certa do serviço, evitando a análise de percentuais que representem casos pontuais em lugar de uma tendência, enquanto garantirá a obtenção freqüente de informação para assegurar um acompanhamento e controle permanente do serviço.
A periodicidade de medição para todas as métricas será mensal, salvo nos casos em que a Contratante especifique o contrário.

4.   Avaliação do Serviço

A avaliação do nível de cumprimento ou descumprimento atingido para os indicadores de nível de serviço comprometidos pelo proponente, serão feitos mensalmente, utilizando a informação correspondente aos 3 (três) meses imediatamente anteriores ao serviço e recalculando o nível trimestral alcançado a partir dos dados registrados para cada um destes meses.
Por exemplo, o primeiro cálculo se fará utilizando a informação correspondente aos meses 1, 2 e 3. Para o segundo cálculo se utilizará a informação correspondente aos meses 2, 3 e 4, e assim sucessivamente.

5.   Manutenção Corretiva

Os indicadores definidos para a medição dos serviços de manutenção corretiva de aplicações são os seguintes:

Indicador de nível de serviço
Mecanismo de Cálculo
Severidade
Meta a cumprir
Freqüência da Medição
Problemas resolvidos no prazo
% de problemas resolvidos no prazo em relação ao total de problemas resolvidos por prioridade
1
95 %
Mensal
2
90 %
Mensal
3
90%
Mensal
4
90%
Mensal
Desvio médio de resolução de problemas
% de desvio médio em relação ao prazo de resolução estabelecido para o total de problemas resolvidos fora do prazo por prioridade
1
95%
Mensal
2
90%
Mensal
3
90%
Mensal
4
90%
Mensal
Consultas resolvidas no prazo
% de consultas resolvidas no prazo em relação ao total de consultas resolvidas
95%
Mensal
Desvio médio de resolução de consultas
% de desvio médio em relação ao prazo de resolução estabelecido para o total de consultas fora prazo
95%
Mensal








Severidade
Descrição
Prazo
Diagnostico
Solução (Paleativa ou Definitiva)
1
O serviço não está disponível e não existe nenhuma alternativa para os usuários efetuarem trabalho.      A não realização do serviço pode resultar em perda de benefícios ou receitas monetárias para a empresa.
1 Hora
3 Hora
2
O serviço está seriamente afetado ou não está disponível para um grupo de usuários, e não existe alternativa para efetuar o trabalho.                               A não realização do serviço pode resultar em perda de produtividade ou pode por em risco benefícios e receitas monetárias.
2 Horas
5 Horas
3
O serviço a um usuário individual está afetado, causando dificuldade para efetuar seu trabalho normal, existem alternativas disponíveis para efetuar o trabalho, embora outras atividades possam ser afetadas enquanto se espera a resolução do problema.
A não realização do serviço pode resultar em redução da produtividade porém não afeta benefícios ou receitas monetárias.
1 Dia
1 Dia
4
O serviço a um usuário individual está afetado, mas existem alternativas disponíveis para executar o trabalho.
A não realização do serviço não resulta em impacto direto sobre o negócio.
1 Dia
1 Dia





6.   Manutenção Evolutiva


Indicador de Nível de serviço
Mecanismo de cálculos
Meta a cumprir
Data da Medição
Requerimentos estimados no prazo
% de requerimentos estimados no prazo em relação ao total de requerimentos estimados
95%
Mensal
Requerimentos finalizados no prazo
% de requerimentos finalizados no prazo em relação ao  total ao total requerimentos planejados
95%
Mensal
Desvio de datas de finalização de desenvolvimento
% de desvio médio em relação à data de finalização planejada para o total de requerimentos não finalizados no prazo
95%
Mensal
Requerimentos com documentação de capacitação
% de requerimentos com documentação de capacitação realizado em relação ao total de requerimentos com material de capacitação planejado
95%
Mensal
Requerimentos com documentação funcional e técnica
% de requerimentos com documentação funcional e técnica realizada em relação ao total de requerimentos planejados
95%
Mensal




7.   Atendimento ao Usuário


Tabela de PRIORIZAÇÃO
Prioridade
Tipo de Chamado
Alta
Perda de Receita / Prejuízo Legal / Prejuízo para o Cliente
Média
Prejuízo Operacional
Baixa
Solicitações de Melhorias




   8.  Responsabilidade


§  Núcleo de TI: encaminhamento de problemas;
§  Contratada: atendimento, manutenção e suporte de primeiro nível, instalação e configuração de ferramentas;
§  Suporte NT/Unix:  suporte e/ou solução problemas NT/Unix;
§  Banco de Dados (ORACLE): solução de problemas com banco de dados, disponibilização de acessos a banco de dados, disponibilização dos bancos e durante o período de Disponibilidade do Sistema.



   9.        Penalidades Relacionadas aos Níveis de Serviço

Nos casos de não cumprimento dos Níveis de Serviço estabelecidos no ANS sugerido, propomos a aplicação das seguintes penalidades associadas com o % de descumprimento do indicador acordado.
As penalidades se aplicarão a cada um dos indicadores sugerido no ANS de acordo com o seguinte esquema:
% de descumprimento do indicador
Penalidade (%sobre a fatura mensal)
0,01  -  5%
0,5%
5,01  -  15%
1%
15,01  -  30%
2%
30,01  -  50%
5%
+  50%
10%
Superado os 50% de descumprimento, a Contratante poderá considerar abandono de trabalho, possibilitando, inclusive, a rescisão contratual.
Para calcular o percentual de descumprimento se fará sobre a base da seguinte fórmula:
ND = ( 1 – ( NC / Nco )) * 100
Onde:
ND = Nível de descumprimento
NC = Nível de cumprimento alcançado (de acordo com os cálculos de ANS)
Nco = Nível comprometido ( estabelecido no ANS )

Os cálculos serão feitos mensalmente, utilizando a informação correspondente ao mês anterior.
Todas as penalidades indicadas terão caráter automático podendo ser aplicadas pela Contratante sem necessidade de intimação prévia a CONTRATADA. O valor das penalidades será descontado diretamente das faturas apresentadas para cobrança ou outro crédito que a CONTRATADA tenha a seu favor.
O exercício contratual, está dividido em 3 momentos distintos que são : a arrancada do contrato(D0) onde os níveis de serviço possuem um desvio padrão de 20% e o sistema de penalidades ainda não é aplicado; término da primeira fase da transição(D+90) onde os níveis de serviço são de segurança e o desvio padrão é de 10% sendo as penalidades aplicadas na razão de 50%; e o término efetivo da transição(D+180), onde os níveis de serviço são definitivos e o sistema de penalidade é aplicado em 100%.

Artigo FreeBits publicado em 2008



Você vê Crise ou Oportunidade?
Tudo esta convergindo 


 
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O cenário econômico mundial vem apresentando-se cada vez mais adverso para as empresas do mundo todo e exigindo que estas tenham processos e objetivos bem definidos, para que possam sobreviver aos dias de incerteza que pairam no horizonte.

Mas qual a direção a seguir em tempos de incerteza ?  Siga seu Cliente.

Esta  percepção geral de crise que vivemos hoje levará  a reação de todos os setores produtivos das economias mundiais, afim de evitar a possível quebra, e isto fará com que cortem cada vez mais as “gorduras” e evitem as perdas em seus processos, e a Tecnologia da informação ou informática como sempre foi chamada, é um recurso fundamental à sobrevivência das empresas que se encontram diante deste cenário;

As percepções do presente e a expectativas futuras não são boas, e isto causa um grande desconforto aos empresários.
O fato é que quem não estiver estruturado de maneira consistente em seus processos como um todo desaparecerá do mercado em pouco tempo, portanto teremos um mercado muito competitivo e altamente eficaz em relação aos custos de operação atuais,  pois quem não os tiver simplesmente sucumbirá;

As empresas que sobreviverem serão com certeza mais eficientes e terão uma parcela ainda maior de mercado, uma vez que as concorrências despreparadas ou de estruturas muito inchadas irão desaparecer;

Precisamos entender que todos na cadeia de consumo enfrentam os efeitos de uma crise e o cliente será cada vez mais exigente em relação a preços e qualidade, exigindo que as empresas tenham um custo reduzido de operação e um alto nível de qualidade no fornecimento de um produto ou serviço.

Porém as empresas que conseguirem enfrentar os novos desafios terão a oportunidade de se estabelecer definitivamente em seus mercados alvo.

Admita que as águas a seu redor subiram.
E que logo você estará encharcado até os ossos.
...é melhor você começar a nadar
ou vai afundar como uma pedra...
BOB DYLAN em The Times They Are a-changi'1

A Miopia em Marketing



O professor Levitt mostrou com o livro “Miopia em Marketing” que muitas empresas passam ou já passaram pelo cenário onde é dada mais importância ao produto do que ao cliente. É necessário saber balancear as atenções. Ele percebeu que as organizações que passam por este processo perdiam o seu foco de negócio, visando apenas o seu produto. As organizações de sucesso, atualmente, são aquelas que têm como foco principal seus clientes.
O grande professor de marketing da Harvard, Theodore Levitt, costumava dizer a seus alunos: “As pessoas não querem comprar uma broca de um quarto de polegada. Querem um furo de um quarto de polegada!



Perfeito.
Quando você estiver oferecendo um serviço, preste atenção nas necessidades do cliente. Na maioria das vezes, o cliente se sentirá mais confortável com uma explicação detalhada (não técnica) do produto e o que este oferece.
Vale a pena. Ninguém quer uma broca de um quarto de polegada, todos querem um furo de um quarto de polegada.
 

Aonde Estão Meus Clientes ?


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“Os consumidores nunca compram produtos ou serviços. Compram algo que transcende essas designações. E é esse algo que ajuda a determinar de quem compram e quanto pagam.” - Theodore Levitt
Esta com certeza é uma das perguntas que não saem da cabeça dos empresários de hoje, agora será que realmente estamos aptos a entender a profundidade desta pergunta ?

Antes de saber aonde estão nossos clientes, é necessário saber quem são nossos clientes ? E depois de respondermos esta pergunta temos outra a responder antes de chegar a resposta completa, o que meus clientes querem ?

A primeira pergunta nos remete a uma reflexão maior a respeito de quem são nossos clientes. Para que possamos saber exatamente como atingir o maior publico dentro do mercado alvo estabelecido, precisamos classificar nossos clientes, mais como fazê-lo ?

Bom é necessário dividirmos nossos clientes em grupos para que possamos classificá-los, mas como ? Padrões;

1 -) Qual o Nicho de Mercado que tem como alvo? O Nicho está estável, crescendo ou declinando?

2- ) Aonde moram meus clientes ?

3 - ) Quem são seus clientes atuais ?  Quem são seus clientes em potencial?

4 - ) Qual é o tamanho de seu mercado em potencial, em quantos % você pretende penetrar?

5 - ) Qual o poder aquisitivo médio de onde moram a maioria deles ?

6 –) Qual a percepção de seus clientes sobre a necessidade de seu produto ?

7-  ) Quais expectativas tem eles, e como você poderia aumentá-las ?

8 - ) Como pretende chegar até seus clientes ? Como eles chegam até você ?

9- ) De quem meus clientes estão comprando ?