sábado, 29 de setembro de 2012

Qual o papel do PMO (Project Management Office) nas Estruturas Organizacionais


Qual o papel do PMO (Project Management Office) nas Estruturas Organizacionais 

 Por : Leonardus Lessa

Abstract
James Baldwin escritor norte americano (1924 – 1987) já dizia “Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado. Mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado”. Com esta frase podemos observar que falar de gerenciamento de projetos e escritórios de projetos é falar de cultura organizacional com foco em mudanças que nem sempre podem ser feitas. Hoje, em um cenário cada vez mais competitivo para as organizações é necessária uma estratégia gerencial que utilize as unidades operacionais para conduzir o trabalho, checar a eficiência e manter informada a alta gerência. A metodologia de gerenciamento de projetos pode fazer tudo isso e é a maneira escolhida por muitas empresas para gerenciar os aspectos críticos de seus negócios. Os projetos podem unificar as estratégias e dissemina-las pela organização com um gerenciamento de projetos responsável que preenche a lacuna entre a visão da empresa e seus projetos (DINSMORE, 1998). Esta é a maneira pela qual as estruturas de projetos, tais como a funcional, a projetizada, a matricial e o PMO podem ajudar a gerar resultados planejados na estratégia organizacional, através do gerenciamento de projetos.
James Baldwin writer American North (1924 -1987) already it said “Nor everything that it is faced it can be modified. But nothing can be modified until it is faced”. Whit this phrase we can observe that to speak of management of project and project officer is speak of the organizacional culture with focus in changes that nor always they can be made. 

Estruturas Organizacionais
Existe cinto tipos de Estruturas Organizacionais, a saber:
               Organização Funcional Tradicional;
               Organização Funcional Project Expediter;
               Organização Funcional Project Cordinator;
               Organização Matricial (Fraca, Balanceada, e Forte);
               Organização Projetizada.

Funcional Tradicional: é um agrupamento de pessoas por especialização, o gerente de projetos não tem uma autoridade formal;
Project Expediter: serve como um link na comunicação entre o coordenador dos projetos nas áreas funcionais;
Project Cordinator: similar ao Project Expediter, exceto que se reporta a um gerente de alto nível com uma autoridade maior;
Matricial Fraca: é comum nesta estrutura verificar gerentes de vários projetos, o poder é dividido entre os gerentes funcionais e de projetos onde o único a se dedicar exclusivamente ao projeto é o Gerente de Projetos, enquanto os membros da equipe compartilham atividades nos projetos e em suas atividades funcionais;
Matricial Equilibrada: nesta estrutura há um equilíbrio entre as atividades funcionais e as de projeto;
Matricial Forte: possui uma visão maior na organização com um alto valor na gestão de projetos;
Projetizada: estrutura pouco vista nas organizações atuais, tendo como característica uma estrutura separada e vertical estabelecida para cada projeto, todos os membros da equipe se reportam diretamente ao gerente de projeto.
Cada uma das estruturas organizacionais exerce um papel diferente nas empresas com características diferentes, gerando influências distintas aos projetos. Lembrando que a principal fonte de conflitos nas organizações com Matriz Forte ou Fraca é o compartilhamento de responsabilidades.



PMO – Project Management Office 

É um Local físico dentro de uma organização que abrigam pessoas com conhecimentos de Gerenciamento de Projetos capazes de fornecer apoio aos gerentes de projetos, ao time do projeto e aos patrocinadores.
O escritório de projetos pode abranger toda organização ou a um único projeto, podendo existir mais de um PMO dentro da mesma organização, com características distintas e atuando também em níveis distintos na estrutura organizacional.
Um PMO pode ser comparado a um QG (Quartel General), onde as questões relevantes para o sucesso dos projetos estarão sendo discutidas, auxiliando os gerentes nas tomadas de decisão concentrando-se no planejamento, priorização e execução coordenada de projetos vinculados aos objetivos gerais da organização.
Visão comparativa 

Após aliar os conceitos de Estruturas Organizacionais e PMO fica mais fácil entender o papel do Escritório de Projetos nas Estruturas Organizacionais, e para se ter uma idéia da importância de um PMO hoje nas organizações precisamos verificar em primeiro lugar a Cultura Organizacional.

Mas a final de contas o que é cultura organizacional? 

Cada empresa possui uma aparência perante o mercado, uma personalidade, que pode ser observada quando nos relacionamos com seus funcionários, à forma como relacionam com seus clientes, confraterniza-se quando há uma decisão importante a tomar, nos critérios de promoção, enfim no dia a dia das pessoas. As empresas têm também seus mitos, seus heróis, ícones que possuem características que as diferenciam na disciplina, na hierarquia, autonomia, etc.
Com estes fatores as organizações criam sua personalidade, suas características próprias que são sinais que exteriorizam a cultura da empresa.
E neste cenário cultural influenciados pela estrutura organizacional dizer para uma empresa que ela necessita de uma nova metodologia de trabalho, com uma nova estrutura para gerenciar seus projetos é um tanto quanto assustador, afinal nem todos estão aptos a mudanças, e para realizar qualquer mudança, seja ele implantar uma nova metodologia, novos processos de negócio ou um novo modelo de atuação no mercado esbarra diretamente na questão cultural, sendo necessário procurar entender seus padrões e as pessoas de forma a criar mecanismos que rompam os paradigmas que emperram os grandes saltos de eficiência e eficácia tão almejados pelas empresas, afinal mudanças de cultura possuem um tempo para acontecer e não é um processo de curto prazo.
Com um mercado cada vez mais competitivo o PMO vem ganhando espaço nas organizações, principalmente as que desejam ter competitividade, mais eficiência, e acima de tudo uma redução de custos inteligente sem ter que reduzir o famoso “cafezinho”. E isso se deve a maturidade das organizações com a metodologia de projetos e mudanças culturais necessárias sem perder sua identidade.
E porque um PMO é necessário?
Por não haver um padrão para reportar o desempenho dos projetos da empresa, os gerentes de projetos estão sobrecarregados e sem tempo para análise de dados e tomada de decisão, as lições aprendidas não são documentadas, reconhece que a gerência de projetos como competência crítica para o seu sucesso.
E é por essas e outras que o PMO tem um importante papel nas Estruturas Organizacionais, podendo existir em qualquer uma das estruturas organizacionais, inclusive nas que apresentam uma organização funcional.
Os membros da equipe do projeto se reportarão diretamente ao gerente de projetos ou, se for o caso compartilhado, ao PMO. O gerente de projetos se reporta diretamente ao PMO, neste caso dizemos reportar diretamente a alta organização da empresa, além da flexibilidade do gerenciamento centralizado oferecer ao gerente de projetos maior oportunidade de promoção dentro da organização.
Membros da equipe do projeto especializados também podem estar expostos a opções alternativas de carreira na área de gerenciamento de projetos em organizações com PMO.
Cuidado com os Mitos

          Não acredite que implantar um escritório de projetos é instalar um software, é muito mais do que isso;
          Não buscar apoio dos alto-executivos, por acreditar que o trabalho de implantar um PMO é meramente técnico;
          Implantar um PMO visando à criação de um ambiente de fiscalização e não de colaboração;
          Achar que PMO é moda no mercado e segui-la porque todo mundo está fazendo;
          Querer implantar a solução em todas as áreas de uma vez. Cuidado, o Bom é inimigo do Ótimo;
          Ter medo de cometer erros, “Quem nunca cometeu um erro nunca tentou nada novo”– Albert Einstein

Conclusão
Para que as empresas consigam amadurecer ao ponto de se implantar um PMO é necessário que se quebrem paradigmas, trabalhem e invistam na mudança de cultura, crie um ambiente de colaboração favorável com ganhos claros para todos e não apenas para os executivos, definam um padrão de trabalho a ser utilizado de forma democrática e sem muitas imposições, alinhar a estratégia da empresa aos projetos e aos objetivos empresariais, enfim, montar um caminho que deva ser trilhado passo a passo para uma implantação segura e eficiente de um PMO.
BIBLIOGRAFIA Patah, Leandro Alves – Alinhamento estratégico de estrutura organizacional de projetos.
São Paulo 2004 – Dissertação apresentada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Cláudio Quartoroli, PMP e Jorge Linhares – Guia de Gerenciamento de Projetos e
Certificação PMP, Editora Ciência Moderna. Guia PMBOK 3ºEdição Revista Mundo PM -Project Management, número 07 * Jan/Fev 2006 * Ano 2, p 8 a 13. Peixoto, Heitor Lins – Planejamento e Gestão Estratégica diante do atual ambiente de
negócios

O Marketing do Tempo !!! Sonrisal !!!



Gostoso e Refrescante como se fosse ontem !!

Túnel do Tempo - A propaganda e produtos que não saem da cabeça !

Esta página é dedicada a mémoria do Marketing Brasileiro, mostrando como se deu a evolução do Marketing através da história do Brasil. Não existe nada tão poderoso quanto uma idéia, uma idéia pode resistir como um meme por décadas ou mesmo séculos, duvida ?

Penso que a idéia supera o produto, e por este motivo o produto jamais deixará de ser vendido pois a idéia se mantém sempre fresca como os estoques do LEITE NINHO...
 

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Dúvidas acerca do “CONCEITO LEAN”






1-   O que é pensamento lean?
 
O Pensamento Enxuto é uma filosofia operacional ou um sistema de negócios, uma forma de especificar valor, alinhar na melhor seqüência as ações que criam valor, realizar essas atividades sem interrupção toda vez que alguém solicita e realizá-las de forma cada vez mais eficaz, ou seja, fazer cada vez mais com cada vez menos - menos esforço humano, menos equipamento, menos tempo e menos espaço - e, ao mesmo tempo, aproximar-se cada vez mais de oferecer aos clientes exatamente o que eles desejam no tempo certo. Também é uma forma de tornar o trabalho mais satisfatório, oferecendo feedback imediato sobre os esforços para transformar desperdício em valor. É uma forma de criar novos trabalhos em vez de simplesmente destruir empregos em nome da eficiência. Mas trabalho que efetivamente agregam valor. Eliminam-se desperdícios e não empregos.
*     *     * 

2- Em quais áreas da empresa ele pode ser aplicado ?

O conceito deve necessariamente ser aplicado em todas as áreas da empresa, de vendas a compras, de finanças a recursos humanos. Sempre priorizando onde existe maior desperdício e oferecendo maiores oportunidades de melhoria com impactos substanciais
sobre a equação do negócio. Mas enxergando o todo.
*     *     *
    3- Porque muitas empresas não adotam essa filosofia?

Cada empresa tem uma história e uma cultura próprias. E adotam os valores e a filosofia que a sua liderança define. Algumas ferramentas desenvolvidas pela Toyota têm sido universalmente aplicadas como por exemplo o Just in Time, a produção puxada, lotes menores, células, nivelamento da produção, os dispositivos poka-yoke, etc. Mas muitas vezes não são integrados em um sistema e, mais problemático ainda, muitas empresas não compreendem claramente a filosofia que está por trás das ferramentas. A filosofia lean surgiu a partir de uma necessidade concreta da Toyota pós guerra, ou seja, como competir com as empresas americanas, muito maiores e muito mais eficientes do que eles. E perceberam que não conseguiriam competir com base nos mesmos conceitos, embora tivessem admirado o conceito de fluxo presente em algumas fábricas da Ford. Se a Toyota não eliminasse radicalmente os desperdícios, jamais seria capaz de competir. Assim, muitas empresas não têm ou não julgam ter as mesmas necessidades que a Toyota teve em suas origens. Isso acaba construindo a cultura da empresa.
*     *     *


4- Uma empresa pode sobreviver sem adotar a filosofia lean ?

Possivelmente. Mas mesmo se, por exemplo, lançar um produto de retumbante sucesso ou desenvolver uma inovação radical, a utilização da filosofia lean dará à empresa ainda maiores vantagens.

5 - O que é o Mapeamento do Fluxo de Valor?

É um método de análise/diagnóstico fundamental para se atingir os objetivos da filosofia. Através da identificação do fluxo de materiais e de informações de todas as etapas do produto/serviço, é possível identificar grandes focos de desperdício, sugerir novas alternativas (estado futuro) e um plano de ação com as etapas que deverão ser cumpridas para se chegar à situação ideal. O manual "Learning to See" (traduzido por Aprendendo a Enxergar) dá uma orientação de como fazê-lo. Nos EUA este manual já vendeu mais de 130 mil exemplares. Já foi traduzido para 12 idiomas, inclusive para o português.
*     *     *
6 - Como empresas pequenas e médias podem se beneficiar do Lean? 

Da mesma forma que as grandes. Este conceito não está vinculado a escalas de produção, setores da economia, etc. É uma proposta de mudança de mentalidade voltada para sua empresa/produto visando à satisfação total do cliente, sem que ele tenha que pagar pelas falhas e desperdícios que ocorrem durante os processos envolvidos em sua fabricação/manuseio.
*     *     *

7- Como faço para saber mais sobre a Mentalidade Enxuta?

O primeiro passo é entender as bases e princípios que compõem a Mentalidade Enxuta. Isto pode ser conseguido através da leitura de uma bibliografia ou/e ainda participar de cursos. Outro modo é ter contato com empresas e líderes lean que estejam implementando, para então conhecer quais foram os sucessos e dificuldades pelas quais a referida empresa passou até atingir o nível em que se encontra.

Fonte : Lean Institute

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Você sabe o que é a Certificação PMP ?









Fonte : http://www.pmisp.org.br/certificacao/pmp

 

Certificação PMP

PMP - Project Management Professional

Desde 1984, o Project Management Institute tem se dedicado ao desenvolvimento e manutenção de um rigoroso Programa de Certificação Profissional, com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerenciamento de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta área. A Certificação Project Management Professional (PMP®) do PMI® é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada em termos mundiais no que tange ao Gerenciamento de Projetos. Em 1999, o PMI tornou-se a primeira organização no mundo a ter seu Programa de Certificação reconhecido pela International Organization for Standardization (ISO) 9001.
Para obter a Certificação PMP, o profissional deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência, concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct) e passar no Exame de Certificação PMP.
Para comprovação da experiência, existem duas categorias:
  • Categoria I (profissionais com 3º grau completo): 4.500 horas de experiência nos últimos 6 anos;
  • Categoria II (profissionais com 2º grau completo): 7.500 horas de experiência nos últimos 8 anos.
Em todo mundo existem mais de 230.000 profissionais certificados PMP que prestam serviços em 165 países. Hoje, muitas organizações vêm requerendo que os profissionais tenham a Certificação PMP, tanto para desenvolvimento individual na organização quanto para obtenção de um emprego.

Informações sobre o Exame de Certificação

O Exame de Certificação PMP é oferecido em computador, ao longo de todo ano, em diversos países, e seu custo é de:
  • US$ 405,00 para associados do PMI
  • US$ 555,00 para não associados
Os profissionais que não passarem no exame poderão enviar para o PMI um formulário para refazer o exame (Re-examination Form) até um ano após o último exame realizado.
No site do PMI (www.pmi.org) você encontra informações detalhadas sobre:
  • Visão Geral da Certificação (PMP Handbook)
  • Código de Ética e Conduta Profissional do PMI (PMI Code of Ethics and Professional Conduct)
  • Inscrição online para o Exame de Certificação PMP (Online Application Form)
  • Dicas de Preparação da Inscrição para Certificação PMP (Application Checklist)
  • Dicas para se Preparar para o Exame de Certificação PMP (Preparation of your Application)
  • Locais de Realização dos Exames (Examination Locations)
  • Informações sobre nova realização do exame (Re-examination Information)
  • Respostas para Perguntas Freqüentes (Certification FAQ)

O Processo de Re-certificação

Visão Geral dos Requisitos para Continuidade da Certificação
O Continuing Certification Requirements (CCR) apóia o desenvolvimento profissional dos Project Management Professionals e a manutenção da Certificação PMP.
Os propósitos do CCR são:
  • Dar sustentabilidade à Certificação PMP como uma certificação global;
  • Intensificar o desenvolvimento profissional dos certificados PMP;
  • Encorajar e reconhecer oportunidades de aprendizagem individual;
  • Oferecer um mecanismo objetivo e padronizado para obtenção e registro das atividades de desenvolvimento profissional.
Os profissionais certificados PMP devem acumular um mínimo de 60 Professional Development Units (PDUs) durante cada ciclo de Continuidade da Certificação. Este ciclo tem 3 anos de duração e começa em 1º de janeiro do ano em que se obteve a certificação inicial. Os profissionais devem também estar em concordância com o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI (PMI Code of Ethics and Professional Conduct) para manter a certificação.
O que é PDU?
PDU é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem. Essas atividades devem estar relacionadas a tópicos de Gerenciamento de Projetos substancialmente consistentes com as áreas de conhecimento e os processos descritos no A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) e envolver recursos especializados apropriados.
Tipicamente, uma PDU é obtida para cada hora gasta em uma atividade ou experiência de aprendizagem estruturada planejada. Esta atividade ou um grupo de atividades relacionadas deve ter um mínimo de uma hora completa para ser aceito, podendo ser reportadas frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora completa informada. São permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de duração. Exceções: Números específicos de PDUs também podem ser ganhos por serviços profissionais e por atividades de ensino especificadas.
Como devem ser reportadas as atividades dos Requisitos de Continuidade da Certificação?
Os profissionais certificados PMP são responsáveis por reportar suas atividades conforme elas ocorram. Eles devem fazer cópias do PMP Professional Development Activities Reporting Form (que pode ser obtido no site do PMI - www.pmi.org), entrar com as informações requeridas e enviar por fax ou e-mail o formulário preenchido (apenas o formulário) para PMI/CCR Records Office na Universidade de Oklahoma. O CCR Activities Reporting Form também deve ser enviado por e-mail para pmirecords@pmi.org. Transcrições das atividades serão enviadas para os certificados anualmente. Eles podem visualizar suas CCR transcriptions online através do site do PMI® (www.pmi.org) e também podem reportar atividades eletronicamente através do site.
Registro de PDUs
Todos os certificados devem manter um arquivo CCR pessoal, com toda a documentação que suporte as atividades reportadas. Um percentual de profissionais será randomicamente selecionado e auditado a cada ano. Portanto, a documentação deve ser mantida por pelo menos 12 meses após o final do Ciclo CCR.
Para informações adicionais, consulte o CCR Handbook que pode ser acessado através do site do PMI (www.pmi.org).

Esta certificação é a certa pra mim?

Se você responder "sim" a todas as questões abaixo, é possível que a certificação seja própria para você:
  1. Você tem bacharelado ou o equivalente global e 36 meses de experiência em gerenciamento de projetos profissional? Se não, você tem um diploma secundário ou o equivalente global e 60 meses de experiência em gerenciamento de projetos profissional?
  2. Você tem pelo menos 35 horas de educação formal em gerenciamento de projetos (por exemplo, cursos ou programas oferecidos pelo PMI, universidades ou faculdades, empregadores ou empresas, cursos à distância ou empresas de treinamento)?
  3. Você executa suas atividades sob supervisão?
  4. Você é responsável por todos os aspectos de um projeto ou da vida do projeto?
  5. Você lidera ou dirige times multifuncionais para entregar projetos dentro das restrições de cronograma, custo e escopo?
  6. Você demonstra conhecimento e experiência suficientes para apropriadamente aplicar uma metodologia para projetos que possuem requisitos e entregas razoavelmente bem definidos?
  7. Você conhece (e já leu) o PMBOK Guide?